23 de abril de 2010

Obrigada, Sra. Ministra! Obrigada mesmo!

Acabo de ouvir na TSF uma notícia que me deixa dividida: estou orgulhosa e profundamente triste ao mesmo tempo.
A nossa Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, admitiu, hoje de manhã, que tinha ideia de quantos livros eram destruídos em Portugal anualmente, mas confessou ter vergonha de falar desses números. Um jornalista atirou o número 100 000 e ela respondeu que eram muitos mais.

Ora, a Sra. Ministra enche-me de orgulho, porque não há muitos políticos no Mundo capazes de admitir que têm vergonha de alguma coisa. Mas é, de facto, vergonhoso que se destruam tantos livros no nosso país (ou em qualquer outro, já que falamos nisso) por excesso de stock ou, quiçá, pequenos defeitos que impeçam a sua venda.

E isto deixa-me triste, porque um livro é uma riqueza imensa, é uma porta para a cultura, a que todos devíamos ter direito, e mais ainda, todos deveríamos querer aceder! Será legítimo destruir livros, porque fica mais barato que os doar? Então deixem-nos ao pé de um caixote do lixo perto de mim, que eu trato de os recolher e oferecer... e não conto a ninguém de onde vieram!

Seja como for, um grande Obrigada à Sra. Ministra... um obrigada sincero! Porque é mesmo um facto vergonhoso. E porque é preciso ter uma presença de espírito, e um maior amor à cultura, para o dizer em público. E, entre os seus pares, vai provavelmente ser repreendida pelas declarações... mas, se ler este post, saiba que em Portugal ainda existe gente que quer aprender todos os dias mais um pouco, e lembrar ao Mundo que a cultura é um tesouro.

Sem comentários:

Enviar um comentário